REGIÕES DO BRASIL: CENTRO-OESTE

REGIÕES DO BRASIL: CENTRO-OESTE

Série de textos a respeito das regiões do Brasil, suas características, culturas e curiosidades linguísticas.

No texto de hoje a região que abordaremos é a região Centro-Oeste.

A região Centro-Oeste é relativamente extensa, com 1,6 milhão de km², o que resulta em 19% do território brasileiro.

No entanto os estados não são muito povoados, assim, com 16.297.074 habitantes, esta região é a segunda menos populosa do Brasil.

É a única entre as cinco regiões que não é banhada pelo mar e faz fronteira com dois países sul-americanos: Bolívia e Paraguai.

Sua posição central permite fronteira com todas as outras regiões brasileiras e abriga a Capital do País, Brasília, centro das decisões políticas.

Os três estados da Região Centro-Oeste são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Uma característica importante é que a região se destaca nas atividades agrícolas e pecuaristas, principalmente o Mato Grosso, que possui o maior rebanho bovino brasileiro.

DISTRITO FEDERAL

No Distrito Federal encontra-se a capital administrativa do Brasil, Brasília.

É lá que estão os três poderes federais:

  • Executivo (Presidência da República, Ministérios, Secretarias da Presidência, Órgãos da Administração Pública e os Conselhos de Políticas Públicas)
  • Legislativo (Congresso Nacional, ou seja, a Câmara de Deputados, o Senado Federal, Parlamentos e Assembleias)
  • Judiciário (Supremo Tribunal Federal – STF e Tribunais com juízes, promotores de justiça, desembargadores e ministros).

Desse modo, tem a economia baseada nos serviços públicos e administrativos.

CULTURA

A região Centro-Oeste faz fronteira com todas as regiões do Brasil, sendo assim foi influenciada por elas, além de povos indígenas, africanos e sul-americanos.

FESTAS

As festas folclóricas foram fortemente influenciadas pela colonização portuguesa e a religião católica. As principais festas são:

  • Cavalhada

Embate teatral que representa a batalha medieval entre os cavaleiros medievais cristãos (vestidos de azul) e os cavaleiros medievais mouros (vestidos de vermelho).

A festa acontece ao ar livre e dura três dias. No encerramento é representada a vitória cristã e a conversão dos mouros ao cristianismo. 

  • Procissão de Fogaréu

É uma festa de cunho religioso e ocorre na cidade de Goiás durante as comemorações da Páscoa.

A procissão reúne mais de 10 mil pessoas e traz a encenação da perseguição de Jesus Cristo e sua prisão antes de ser condenado à morte de cruz.

Na quarta-feira, às 00:00, todas as luzes da cidade se apagam e 40 pessoas encapuzadas, chamadas de farricocos, caminham pelas ruas desde a Igreja de Boa Morte até a Igreja do Senhor dos Passos.

  • Folia dos Reis

A festa possui caráter cultural e religioso e comemora a visita dos três Reis Magos ao recém-nascido Jesus.

O grupo de Folia é organizado por um mestre, contramestre, três Reis Magos, palhaços e foliões.

Os grupos desfilam usando roupas coloridas, tocam músicas e dançam com instrumentos populares na região como violas, tambores e sanfonas.

DANÇAS E MÚSICAS

  • Música Sertaneja

Esse gênero musical é hoje um dos mais populares em todo o Brasil. As músicas geralmente são cantadas por duplas sertanejas e usam a viola como base. A princípio as músicas falavam da vida na zona rural mas atualmente falam sobre amores e términos de relacionamento.

  • Cururu

Essa dança típica é representada por homens que ficam em um círculo e dançam ao som da viola e reco-reco, ou pode ser realizada com violeiros se desafiando com versos.

A dança faz parte da Festa do Divino e tem parte religiosa e trovadora, ou seja, com uso de rimas e trovas de amor.

  • Dança do Siri

Essa dança apresenta elementos indígenas. Os homens colocam os braços nas costas e as mulheres mexem suas saias. Os movimentos são feitos como se eles tivessem brincando. São utilizadas músicas da região e os instrumentos são a viola e o ganzá.

CLIMA

O clima em quase toda a região Centro-Oeste é o tropical continental, pois a região não tem saída para o mar. Porém, algumas áreas apresentam clima equatorial, subtropical e tropical de altitude.

O clima tropical continental possui duas estações bem definidas: um inverno seco, e um verão chuvoso. Assim, os períodos mais chuvosos concentram-se durante o verão, de novembro a março, e tem uma estiagem (sem chuvas) durante os meses de maio a setembro.

O clima equatorial predomina no norte do Mato Grosso.

Esse clima possui chuvas intensas e bem distribuídas durante todo o ano; e as temperaturas são muito altas.

  • No texto anterior REGIÕES DO BRASIL: NORTE, você pode conferir que a região Norte também possui o clima tropical continental e clima equatorial.

Já o clima subtropical pode ser encontrado nas áreas do extremo sul de Mato Grosso do Sul, com as quatro estações bem definidas: invernos fortes, verões muito quentes, e chuvas ao longo do ano.

O tropical de altitude é comum em áreas com altas altitudes.

Esse clima tem temperaturas amenas e é presente no sul de Mato Grosso do Sul e em alguns relevos mais altos no Mato Grosso, como na Chapada dos Guimarães.

GÍRIAS E EXPRESSÕES DA REGIÃO CENTRO-OESTE

  • Bitelo: Algo grande.

Exemplo: “Comprei de uma bitela de carne seca.”

  • Camela: Bicicleta.

Exemplo: “Vou para o trabalho de camela.”

  • Comer na gaveta: Se relaciona a uma pessoa que é avarenta, um pão-duro.

Exemplo: “Para de comer na gaveta!”

  • Empatar: Impedir, atrapalhar.

Exemplo: “João empatou o Vitor quando ele foi cortar o cabelo.”

  • Perrengue: Pessoa está adoentada ou enfraquecida.

Exemplo: “Ana foi embora mais cedo porque estava se sentindo perrengue hoje.”

  • Não dá conta: Não conseguir fazer algo.

Exemplo: “Você não dá conta de fazer seu dever sozinho?”

No próximo post traremos curiosidades de outra região do país. Fique ligado!

Referências:

MATIAS, Átila. Região Centro-Oeste. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regiao-centro-oeste.htm>. Acesso em 03 de dez. de 2021.

BEZERRA, Juliana. Região Centro-Oeste. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/regiao-centro-oeste/>. Acesso em 03 de dez. de 2021.

SILVA, Wellington Souza. Região Centro-Oeste. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/regiao-centro-oeste/>. Acesso em 03 de dez. de 2021.