Série de textos a respeito das regiões do Brasil, suas características, culturas e curiosidades linguísticas.
No texto de hoje a região que abordaremos é a região Centro-Oeste.
A região Centro-Oeste é relativamente extensa, com 1,6 milhão de km², o que resulta em 19% do território brasileiro.
No entanto os estados não são muito povoados, assim, com 16.297.074 habitantes, esta região é a segunda menos populosa do Brasil.
É a única entre as cinco regiões que não é banhada pelo mar e faz fronteira com dois países sul-americanos: Bolívia e Paraguai.
Sua posição central permite fronteira com todas as outras regiões brasileiras e abriga a Capital do País, Brasília, centro das decisões políticas.
Os três estados da Região Centro-Oeste são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Uma característica importante é que a região se destaca nas atividades agrícolas e pecuaristas, principalmente o Mato Grosso, que possui o maior rebanho bovino brasileiro.
DISTRITO FEDERAL
No Distrito Federal encontra-se a capital administrativa do Brasil, Brasília.
É lá que estão os três poderes federais:
- Executivo (Presidência da República, Ministérios, Secretarias da Presidência, Órgãos da Administração Pública e os Conselhos de Políticas Públicas)
- Legislativo (Congresso Nacional, ou seja, a Câmara de Deputados, o Senado Federal, Parlamentos e Assembleias)
- Judiciário (Supremo Tribunal Federal – STF e Tribunais com juízes, promotores de justiça, desembargadores e ministros).
Desse modo, tem a economia baseada nos serviços públicos e administrativos.
CULTURA
A região Centro-Oeste faz fronteira com todas as regiões do Brasil, sendo assim foi influenciada por elas, além de povos indígenas, africanos e sul-americanos.
FESTAS
As festas folclóricas foram fortemente influenciadas pela colonização portuguesa e a religião católica. As principais festas são:
- Cavalhada
Embate teatral que representa a batalha medieval entre os cavaleiros medievais cristãos (vestidos de azul) e os cavaleiros medievais mouros (vestidos de vermelho).
A festa acontece ao ar livre e dura três dias. No encerramento é representada a vitória cristã e a conversão dos mouros ao cristianismo.
- Procissão de Fogaréu
É uma festa de cunho religioso e ocorre na cidade de Goiás durante as comemorações da Páscoa.
A procissão reúne mais de 10 mil pessoas e traz a encenação da perseguição de Jesus Cristo e sua prisão antes de ser condenado à morte de cruz.
Na quarta-feira, às 00:00, todas as luzes da cidade se apagam e 40 pessoas encapuzadas, chamadas de farricocos, caminham pelas ruas desde a Igreja de Boa Morte até a Igreja do Senhor dos Passos.
- Folia dos Reis
A festa possui caráter cultural e religioso e comemora a visita dos três Reis Magos ao recém-nascido Jesus.
O grupo de Folia é organizado por um mestre, contramestre, três Reis Magos, palhaços e foliões.
Os grupos desfilam usando roupas coloridas, tocam músicas e dançam com instrumentos populares na região como violas, tambores e sanfonas.
DANÇAS E MÚSICAS
- Música Sertaneja
Esse gênero musical é hoje um dos mais populares em todo o Brasil. As músicas geralmente são cantadas por duplas sertanejas e usam a viola como base. A princípio as músicas falavam da vida na zona rural mas atualmente falam sobre amores e términos de relacionamento.
- Cururu
Essa dança típica é representada por homens que ficam em um círculo e dançam ao som da viola e reco-reco, ou pode ser realizada com violeiros se desafiando com versos.
A dança faz parte da Festa do Divino e tem parte religiosa e trovadora, ou seja, com uso de rimas e trovas de amor.
- Dança do Siri
Essa dança apresenta elementos indígenas. Os homens colocam os braços nas costas e as mulheres mexem suas saias. Os movimentos são feitos como se eles tivessem brincando. São utilizadas músicas da região e os instrumentos são a viola e o ganzá.
CLIMA
O clima em quase toda a região Centro-Oeste é o tropical continental, pois a região não tem saída para o mar. Porém, algumas áreas apresentam clima equatorial, subtropical e tropical de altitude.
O clima tropical continental possui duas estações bem definidas: um inverno seco, e um verão chuvoso. Assim, os períodos mais chuvosos concentram-se durante o verão, de novembro a março, e tem uma estiagem (sem chuvas) durante os meses de maio a setembro.
O clima equatorial predomina no norte do Mato Grosso.
Esse clima possui chuvas intensas e bem distribuídas durante todo o ano; e as temperaturas são muito altas.
- No texto anterior REGIÕES DO BRASIL: NORTE, você pode conferir que a região Norte também possui o clima tropical continental e clima equatorial.
Já o clima subtropical pode ser encontrado nas áreas do extremo sul de Mato Grosso do Sul, com as quatro estações bem definidas: invernos fortes, verões muito quentes, e chuvas ao longo do ano.
O tropical de altitude é comum em áreas com altas altitudes.
Esse clima tem temperaturas amenas e é presente no sul de Mato Grosso do Sul e em alguns relevos mais altos no Mato Grosso, como na Chapada dos Guimarães.
GÍRIAS E EXPRESSÕES DA REGIÃO CENTRO-OESTE
- Bitelo: Algo grande.
Exemplo: “Comprei de uma bitela de carne seca.”
- Camela: Bicicleta.
Exemplo: “Vou para o trabalho de camela.”
- Comer na gaveta: Se relaciona a uma pessoa que é avarenta, um pão-duro.
Exemplo: “Para de comer na gaveta!”
- Empatar: Impedir, atrapalhar.
Exemplo: “João empatou o Vitor quando ele foi cortar o cabelo.”
- Perrengue: Pessoa está adoentada ou enfraquecida.
Exemplo: “Ana foi embora mais cedo porque estava se sentindo perrengue hoje.”
- Não dá conta: Não conseguir fazer algo.
Exemplo: “Você não dá conta de fazer seu dever sozinho?”
No próximo post traremos curiosidades de outra região do país. Fique ligado!
Referências:
MATIAS, Átila. Região Centro-Oeste. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regiao-centro-oeste.htm>. Acesso em 03 de dez. de 2021.
BEZERRA, Juliana. Região Centro-Oeste. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/regiao-centro-oeste/>. Acesso em 03 de dez. de 2021.
SILVA, Wellington Souza. Região Centro-Oeste. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/regiao-centro-oeste/>. Acesso em 03 de dez. de 2021.